segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Arte Nova

A essência da Arte Nova é uma linha, uma extensa curva sinuosa que se encontra em cada design deste estilo. A Arte nova rejeitava a ordem da linha recta e do ângulo recto, a favor de um movimento mais natural. Quer estas linhas tenham sido usadas em pinturas realistas de formas naturais,
quer como formas abstractas evocativas de uma vitalidade orgânica, a ênfase centrava-se no desenho decorativo, bem como na uniformidade, uma superfície em que esta preocupação pelo linear – a linha da Arte Nova – se podia desenvolver. A solidez, o volume, a continuidade, qualquer ligação com o peso ou a estabilidade e a quietude opunham-se ao estilo Arte Nova.
A Natureza era a principal fonte do artista da Arte Nova, em particular o mundo das plantas, pois os conhecimentos de botânica de muitos deles eram ao nível de cientista. Flores, caules e folhas eram objecto de escolha para as suas silhuetas curvilíneas. Naturalmente, os lírios, as íris e as orquídeas eram favorecidos, embora qualquer forma, das fronhas das palmeiras às algas marinhas, oferecesse potencial para ser transformada num padrão animado.

Artista

William Morris (24 de Março de 1834 - 3 de Outubro de 1896) foi um dos principais fundadores do Movimento das Artes e Ofícios britânico. Ele era pintor - de papéis de parede, tecidos padronizados e livros - além de escritor de poesia e ficção e um dos fundadores do movimento socialista na Inglaterra. O conflito trágico na vida de Morris era seu desejo não realizado de criar objectos belos a preços acessíveis — ou mesmo de graça — para as pessoas comuns, enquanto que o resultado na vida real era sempre a criação de objectos extremamente caros para uma minoria óbvia. O movimento artístico que Morris e os outros tornaram famoso foi a Irmandade Pré-Rafaelita. Eles evitavam a manufactura industrial barata de artes decorativas e da arquitectura e favoreciam um retorno ao artesanato, elevando os artesãos à condição de artistas. Morris deixou Oxford para entrar em uma firma de arquitectura, mas logo se viu cada vez mais atraído para as artes decorativas.





Obra









William Morris - Papel de Parede  "Alcachofra", 1897.

Sem comentários:

Enviar um comentário